ESCAPADINHAS

Casa São Roque

By
on
Maio 24, 2020

Quando ouvimos falar da zona da Campanhã do Porto ou da zona oriental da cidade do Porto só nos lembramos de repente no estadio do Dragão.

Porém, na Rua São Roque da Lameira, é possivel conhecer o antigo Palacete Ramos Pinto (séc. XVIII), actualmente conhecido como a Casa São Roque.

Este fim de semana tivemos o prazer de conhecer este belissimo edificio, que foi recentemente reabilitado e inaugurado em Outubro de 2019 como o novo centro de arte contemporânea do Porto, actualmente com uma exposição da artista plástica/pintora Ana Jotta.

A casa com o seu estilo ecléctico, pormenores arquitetônicos faz-nos viajar até áquela época.
A casa é constituida por três andares e podemos dizer que ao entrar em cada um deles, ou por vezes, em cada divisão, dá-nos a sensação de entrar em sitios distintos, pois cada um tem o seu estilo e charme.

Desde o pormenor nos tectos, no chão, os simples radiadores com o trabalhado e do fantástico jardim de inverno, tudo nos leva ao séc. XVIII

O jardim conta com mais de 4 hectares, quando lá entramos ficamos sem palavras, a primeira coisa que nos vem à mente é sem dúvida, “vamos sentar e ficar a apreciar, a ouvir e a disfrutar desta tranquilidade”.

Mas além disso aquele jardim tem muitos recantos que ficamos fascinados. O que salta à vista são as belissimas camélias, sendo a maioria delas centenárias.

Podemos ainda encontrar um chafariz em ferro forjado, um miradouro circular e um lago em gruta.

Poderíamos falar de todos os encantos e pormenores daquele jardim, mas sem dúvida que por mais que o queiramos descrever não conseguimos descrever a beleza daquele lugar.

É sem dúvida um local a visitar no Porto e aproveitar tudo aquilo que a casa e o jardim têm para nos mostrar e para nos dar. Nada como aproveitar os finais de tarde quentes do Verão e disfrutar de um local belo e calmo para relaxar e descontrair.

Um especial agradecimento pelo convite à Barbara Vitorino e ao Presidente Pedro Álvares Ribeiro


Casa São Roque

Rua São Roque da Lameira 2092 – 4350-317 Porto

Site | Facebook | Instagram

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

SOBRE NÓS
Tudo que Visito

Nós somos o Tiago e a Bruna, um casal apaixonado por viagens, e este é o blog sobre as nossas aventuras.

Sempre em movimento, a explorar as maravilhas do nosso mundo, a fazer amigos, a criar memórias inesquecíveis e a partilhar a experiência com outras almas viajantes.
Faz o teu Seguro de Viagem